terça-feira, 30 de agosto de 2011

Grávida pode???parte 2

Oi Gente,
Queremos esclarecer mais dúvidas sobre o que as futuras mamães podem e o que não podem:


PS: Vale lembrar que cada médico tem a sua conduta e vai orientar suas pacientes para o que considera mais seguro, ok? Portanto se está grávida consulte sempre seu médico! 


TOMAR VACINA-
Muitas vacinas contem vírus e bactérias vivas e por este motivo não são recomendadas para as gestantes pois podem provocar efeitos colaterais e; em alguns casos; até danos ao bebê.
A vacina da gripe (aquela cuja a campanha do Ministério da Saúde incentiva a vacinação nas gestantes) está liberada pois não possui vírus vivo. Eu tomei e não tive nenhuma reação, exceto no local da aplicação que fica um pouquinho dolorido por um ou dois dias. Mas valeu super a pena, não tive nenhuma gripe até agora!!
Outra vacina indicada é a antitetânica, que é dada na mamãe e também protege o bebê contra o tétano.
É composta apenas pela toxina, portanto inofensiva para o bebezinho. É feita em 3 doses.

TOMAR REMÉDIO-
Obviamente ninguém deve tomar nenhum medicamento sem orientação médica, a grávida menos ainda!
Alguns medicamentos são "liberados"pelos médicos pois não causam dano algum ao bebê, mas isto varia de médico para médico.
Logo no início da gestação elaborei uma lista com algumas situações que normalmente tomava algum remédio (como dor de cabeça, crises respiratórias, alergias...) e não hesitei em perguntar à minha médica.
Graças à Deus não tive que tomar nenhum medicamento até agora, mas caso precise, já sei o que posso tomar. Isto gera uma grande tranquilidade, caso seu médico tenha alguma urgência e não possa te atender naquele momento. Fica a dica!!

TOMAR VITAMINAS-
Não só pode, como deve!!
O uso do ácido fólico é indicado antes mesmo de engravidar, a OMS preconiza o uso durante toda a gravidez. Estudos comprovam que ele previne as anomalias congênitas e a  má formação no tubo neural.
Após o primeiro trimestre de gestação também são indicados os complexos vitamínicos (de preferência os específicos para gestantes).
Quando comecei com o complexo vitamínico para gestante, parei com o ácido fólico, já que no complexo também possui esta substância.
O Ômega 3 também é muito importante nos últimos meses de gestação. Estudos comprovam que a ingestão desta substância melhora o desenvolvimento cognitivo e motor da criança, e que além disso são mais inteligentes.
A ingestão deste medicamento pode ser desagradável para algumas gestantes devido ao gostinho de peixe que pode voltar e causar enjoo. Eu não senti enjoo algum, mas tenho certeza que mesmo que sentisse continuaria tomando o ômega 3 pelo benefício que traz ao bebê!

Esperamos ter auxiliado vocês com as explicações, mas lembre-se de sempre consultar seu médico!
É ele quem cuida de você e do bebê e sabe o que é melhor para vocês, ok?!

Bjos e até o próximo post!!

Ju, Ma e Giovanna baby

Nenhum comentário:

Postar um comentário