terça-feira, 24 de setembro de 2013

Rodízio de brinquedos

Parte da sala de brinquedos da Giovanna. Ah...e reparem como já está
repleta a parede de"artes"dela (a direita da foto)rsrsr
Oi Gente,
Hoje vou falar sobre uma "técnica"que nós utilizamos aqui em casa para que os brinquedos se tornem mais atrativos: o rodízio de brinquedos!!
Como funciona: de tempos em tempos (mais ou menos a cada 30 dias) nós fazemos uma triagem nos brinquedos que ficam " à mão" da Giovanna. Se ela não está brincando muito com determinado brinquedo, ele vai para o armário dos brinquedos e só retorna quando ela demonstrar interesse novamente por ele.
Não colocamos muitas regras pois a intenção não é que seja um negócio rígido. O principal objetivo é fazer com que os mesmos brinquedos se tornem mais atrativos.
Eu tomo o exemplo por mim, o Marcelo acha a maior graça quando eu entro em alguma loja abarrotada de gente e de coisas que eu adoro, ele carinhosamente diz que eu pareço uma "baratinha tonta"!!rsrsr
Imagina então o que acontece quando a criança tem muitas informações (neste caso muuuuitos brinquedos), acaba que não se atém a nenhum direito, né?!
O dia do rodízio é sempre uma festa, ela faz aquela carinha de surpresa quando abrimos o armário e aí nós deixamos ela "escolher" os brinquedos e trocamos pelos outros selecionados.
Armário onde guardamos parte dos brinquedos
do rodízio. 
Alguns brinquedos nunca saem da sala de brinquedos dela, os que ela sempre brinca (como os brinquedos de encaixar, os livrinhos preferidos e os maiores como totoca, triciclo, a cozinha,  etc..).

Creio que o mais interessante disto tudo é que mesmo já conhecendo bem o brinquedo, quando ele "reaparece"na sala de brinquedos, sempre faz sucesso e seja com o mesmo uso ou para outro totalmente diferente. Nunca subestime a criatividade de um pequenino, eles certamente te surpreenderão!!rsrsr
Uma caixa de fraldas por exemplo vira um barquinho, um esconderijo secreto....enfim, tudo o que a imaginação ultra fértil dos pequeninos permitir!

Só pra finalizar o assunto, além de tornar os brinquedos mais atrativos,  o "rodízio de brinquedos"ajuda um bocado na organização das coisas porque vocês terão menos bagunça para arrumar, provavelmente
comprarão menos brinquedos (pois se seus filhos estão felizes entretidos como o que tem, então porque comprar mais e mais??) e consequentemente acabarão curtindo e aproveitando melhor os brinquedos que já possuem.

E por falar em organização....bom, é desde cedo que a gente ensina os pequenos, viu?! Simples assim:brincou, guardou. Depois não adianta reclamar que os filhos são bagunceiros, é você que deve fazer da arrumação uma tarefa divertida!!Xiii, mas isto é um longo assunto... pra outro post, né?!rsrsr

Espero que tenham gostado e que sirva de inspiração para quem sabe até criarem seu próprio sistema de "rodízio"de brinquedos. Depois vocês me contam, tá?!


Bjos e até o próximo post!!

Ju, Marcelo e Princesinha Gigi


Um comentário:

  1. Olá!!
    Mega legal esta técnica!!Vou aplicar lá em casa, quem sabe a bagunça acaba e os gastos diminuem!!!kkkkkkk
    Bem legal o blog tb, vou acompanhar!!Parabéns!!
    Carla Sampaio

    ResponderExcluir