sábado, 7 de setembro de 2013

Brincar é coisa séria!! Brincando de"gente grande"

Princesinha brincando de casinha!!
Oi gente!!
Esta semana, observando a Giovanna a brincar de casinha, fazendo papá na sua pequena cozinha, parei pra pensar no quanto é importante brincar!!
E tenho observado cada vez mais ela brincando de ser "gente grande", de faz de conta, imitando coisas que nós adultos fazemos rotineiramente como fazer papá, ninar suas bonequinhas...aí comecei a refletir, até que me perguntei: será que não é muito cedo para isto??
Aí me lembrei: puxa, já estudei isto!!
Coloquei a cabeça pra "funcionar"e puxei na memória uma coisa que me intrigou anos atrás (antes até de eu me casar, quando fiz por alguns meses mestrado em educação): como é que pode uma simples brincadeira ser tão importante, e digamos até fundamental na vida de uma criança??
É que através da brincadeira a criança se desenvolve em todos os sentidos...hum, deixa eu ver se consigo fundamentar o que estou dizendo utilizando um pouco de filosofia pura.
Então usarei um pouco do que aprendi a respeito (hehehe...já que no mestrado minha matéria favorita era filosofia...)e vou falar um pouquinho sobre um dos mais importantes pensadores do século XX: Jean Piaget.
Piaget foi um epistemólogo suíço, tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica (Epistemologia ou teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia que trata da natureza, das origens e da validade do conhecimento). Só para uma breve apresentação, durante sua vida Piaget escreveu mais de 50 livros e centenas de artigos, além de impulsionar a Teoria Cognitiva, onde propõe a existência de 4 estágios desenvolvimento cognitivo: SENSÓRIO-MOTOR,  PRÉ-OPERACIONAL, OPERATÓRIO COMPLETO E OPERATÓRIO FORMAL.
Obviamente não vou entrar a fundo neste assunto (nem tenho conhecimento para tal...rsrsr), mas citarei breviamente as duas primeiras.

*SENSÓRIO-MOTOR:( até aproximadamente os 2 anos) Estimulando os sentidos.
Desde cedo, já fazendo compras..rsrsrs
O estágio sensório motor dura do nascimento ao segundo ano de vida da criança e desenvolve seus sentidos, movimentos, músculos, percepção e o cérebro. Tanto a atividade mental como a emocional são importantíssimas nesta fase. A criança desenvolve olhando, pegando, ouvindo...
E a medida que vai aprendendo coisas novas como engatinhar, andar, falar, correr...vai tomando consciência de suas próprias capacidades e de todo o universo que a cerca. Ela assimila que: se puxar a toalha da mesa, o pote de bolachas ficará mais próximo dela (conduta do suporte).
Piaget enfatiza que nesta fase, o principal objetivo da criança é a obtenção do prazer, da satisfação de suas necessidades atendidas.

*PRÉ-OPERACIONAL: (dos 2 a aproximadamente os 7 anos)  O Faz de conta.

Neste estágio, o objetivo da criança permanece sendo a sensação de prazer nas interações, porém ela o faz por meio da simbologia como o faz de conta. A este ponto a criança já é capaz de produzir imagens mentais e com isto o faz de conta, brincadeiras de casinha, de ser"gente grande"(imitando atitudes e gestos). Ela utiliza da simbologia das histórias, fantoches, desenhos, do lúdico (não comprometimento com a verdade) para brincar com os objetos e atribuí-los outro significado (uma escova de cabelos vira um microfone, um lápis vira uma varinha de condão).
Elas brincam apenas pelo prazer de brincar, sem imposição de regras, exceto as criadas por elas próprias (EGOCENTRISMO:são incapazes de compreender coisas de outro ponto de vista que não seja o seu). Outro fato importante que marca esta fase é que com o desenvolvimento da linguagem oral, ela pede, dá ordens, pergunta sobre tudo...surgindo a famosa fase dos por quês. 
Uma mocinha fazendo papá!!
E não é só de faz de conta que este período é marcado, a criança aprende a lidar melhor com as situações da vida real como o nascimento de um irmãozinho, a separação dos pais, a morte de um ente querido, uma mudança de escola...permitindo também que os pais observem como a criança reage e convive com suas angustias e desejos.
Aos adultos cabe a tarefa de estimular o jogo simbólico, e com isto oferecendo à elas a compreensão e o aprendizado dos papéis sociais que fazem parte de sua cultura (papel da mãe, pai, filho, professor...)

É....quem disse que é moleza educar um filho é porque não teve um, né?! É uma árdua tarefa, repleta de desafios diários, mas que no fim das contas é a recompensa vem quando menos esperamos, e num pequeno detalhe percebemos que estamos no caminho certo...
Imagina então quando já estiverem "criados"e alguém te disser:Parabéns pelo seu(sua) filho(a), como ele (a) é uma pessoa maravilhosa!!Aguenta coração, né?! Me diz se não faz qualquer sacrifício ter valido a pena?!

Só pra finalizar o assunto: brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento das crianças e nós, pais e mães não devemos jamais subestimar o valor delas. Fica a dica!!
E é mais do que simplesmente fofo, muito mais do que simples diversão, as brincadeiras servem como ensaio de uma vida adulta. 

Espero que tenham gostado e que estimulem seus pequenos!!
Bjs e até o próximo post!!

Ju, Marcelo e Principessa Giovanna

2 comentários:

  1. Oiê,
    Tenho uma sobrinha de 2 anos e meio, da qual eu cuido. Tava procurando brincadeiras novas e descobri o blog.
    Interessante a matéria, aprendi bastante.
    Será que podia me dar umas ideias de algumas brincadeiras diferentes ??
    Bjão e Brigadão

    Tio Licca,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Licca,
      Como sou apenas uma mãe coruja muito curiosa e fuçadeira, estou pesquisando a respeito. rsrsrs!!
      Bacana você ter se interessado pelo assunto, quero trazer ideias bem interessantes que estimulem a criatividade e desenvolvimento da criança. Aguarde, em breve vou postar!!
      Abs
      Ju Mastrorocco

      Excluir