terça-feira, 2 de julho de 2013

Desmame, qual a hora certa??

Corujando minha Princesinha!!
Oi gente!!
Hoje eu vou falar de um momento que estou vivenciando: O desmame!!
Comecei a pensar em desmamar a Giovanna depois de amamenta-la por 1 ano e meio à livre demanda.
E a minha vontade de fazer isto só se deu porque já estava absolutamente acabada pois desde o nascimento dela eu não havia conseguido dormir mais do que quatro horas seguidas de sono. Ou seja um ano e meio sem dormir!! Dá pra ter uma vaga ideia do que é passar este tempo todo sem sequer uma noite inteira de sono??rsrsrs (só rindo mesmo)...
Eu li bastante a respeito mas relutei para tomar a decisão porque afinal de contas eu AMO AMAMENTAR  minha filha e como ainda não voltei ao trabalho por pura opção de cuidar dela, me senti culpada por parar de amamentar.
Mas acabei enxergando que esta era a melhor decisão para nós duas, já ela também precisava aprender a dormir direito, chega de acordar praticamente de hora em hora para mamar (a gente apelidou de noite tele-sena, quando ela acordava de hora em hora...rsrsrs!!É só assim pra não perder o bom humor..rsrsr)
Princesinha fazendo bico, pode?!
Vale lembrar que a este ponto a criança não acorda porque tem fome (até porque não seria o leite materno que iria saciar esta fome pois não se trata mais de bebês que se alimentam exclusivamente do leite materno)

O que recomenda a OMS (Organização Mundial de Saúde) é a amamentação por 2 anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses. Obviamente quanto tempo mais você puder amamentar é melhor, mas creio que cada mãe deve avaliar o momento certo. Encontrei muitos artigos bem bacanas por aí, porém os que melhor esclareceram ao meu ver foram os do site da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).
Abaixo segue o link de um deles (vale a pena ler):
http://www.sbp.com.br/show_item2.cfm?id_categoria=21&id_detalhe=1845&tipo_detalhe=s

Bom, de tudo o que li sobre o desmame, o que primeiramente concluí é que não existe a "hora certa de desmamar, cada caso é um caso.
A segunda coisa que aprendi  foi que existem vários tipos de desmame: abrupto, planejado ou gradual, parcial e natural. E como cada caso é um caso, cabe à cada mãe escolher a opção que melhor se encaixa.
Aqui em casa eu estou fazendo assim: ela mama antes de dormir e quando acorda (só após as 05:30 da manhã). É importante colocar regras para a gente não se perder.
Então, se ela acorda no meio da noite, nada de mamar!!Eu sento ao lado do bercinho e canto ou conto uma história ou simplesmente digo -A mamãe está aqui com você. E permaneço ali até ela dormir.
Não vou mentir, no começo é muuito difícil, chorei bastante junto com ela (mas não deixei que ela me visse chorar nem que percebesse meu desespero pois estes pequenos são muito espertos e acabam usando esta nossa fragilidade em seu benefício, fica a dica!!)
Dá pra não se apaixonar?!
A boa notícia é que aos poucos a coisa vai melhorando até que finalmente dá tudo certo!! Com a Giovanna o processo todo não demorou nem uma semana. Comecei dando mamá três vezes ao dia e em uma semana reduzi para duas vezes e aí atingi meu objetivo, já que ela estava dormindo a noite toda e não era problema algum manter estas duas mamadas...ao contrário, fiquei muuuito feliz de ter conseguido manter estas duas mamadas!!
 Durante a noite é difícil, e durante o dia  não é diferente. Ela pedia bastante para mamar, chegava a puxar minha blusa até aparecer o seio. Chorava, fazia uma boa manha, mas eu expliquei desde o início que aquela hora não tinha o mamá para ela e os poucos ela foi entendendo que a hora de mamar era antes de dormir e ao acordar e tudo foi se encaixando perfeitamente.
Para "suprir"esta diminuição das mamadas acabei inserindo o leite Ninho interal (em pó normal, não dei o 1+ porque ele tem um pouco de açucar-orientação da minha best friend pediatra) . No início ela não foi muito fã, mas de pouco em pouco ela foi aceitando melhor e hoje ela toma super bem. Dei direto no copinho, já que ela nunca tomou mamadeira.
Para diminuir a produção do leite eu fiz assim: durante o dia, usei na altura dos seios por menos de uma semana (umas duas a três horas) a faixa pós parto (aquela que a gente usa assim que tem o bebê). É um pouco desconfortável, mas garanto que é mil vezes melhor do que a dor do seio "empedrar"de tanto leite. No primeiro dia não usei e quase morri de dor...Fica a dica!!
A minha é de velcro da babyRus (não sei se encontra aqui no Brasil), mas o que me orientaram fazer foi usar foi aquelas faixinhas para torção (que a gente compra em farmácia) e apertar bem no seio.

Ah...e não usei nenhuma técnica destas de passar borra de café, limão ou até pimenta nos seios para o bebê ir "desgostando"de mamar. Pra que fazer isto?? Para o bebê desmamar mais rápido?? No desmame, a questão não é fazer o bebê desgostar do leite materno. Que me desculpe quem usou destes artifícios, mas acho totalmente desnecessário, acho muito triste pensar que um bebê parou de mamar porque achou o seio da mãe "nojento"ou qualquer coisa que o valha e ainda pior...acho uma judieira com o bebê...

Nós duas dormindo abraçadinhas!!
Ai que delícia!!
Pra finalizar, quero dizer para as mamães que estão passando (ou passarão)por isto, que tenham muita força de vontade e aguentem firme!! Outra coisa de grande importância (pra não dizer que é fundamental) é o apoio dos papais nesta hora. Esta é uma decisão que vocês tem que tomar juntos e os dois tem que se apoiar neste momento difícil. É importante lembrar também que ao vencer esta etapa todos sairão ganhando: o bebê dormirá melhor e estará mais alegre," independente"e ativo nas demais horas do dia, a mamãe vai voltar aos poucos a raciocinar como antes (eu costumo dizer que a gente fica meio burrinha, limitada mesmo..rsrsr já que a gente fica tanto tempo sem dormir) e ter mais disposição para tudo, melhor humor ...e o papai....ah...o papai vai ganhar a mamãe de volta e ter uma família mais feliz!!

Ah..quase esqueci de contar outra coisa maravilhosa que acabou acontecendo: o apetite da Giovanna mudou radicalmente. Coincidência ou não (não acredito em coincidências...rsrs), foi só diminuir as mamadas para o apetite aumentar...vai saber, né?! rsrrs

Espero que tenham gostado do post, que tenha "esclarecido" ao menos um pouco sobre o assunto. Só peço que leiam bastante a respeito e antes de tomar qualquer decisão conversem bastante com o(a) pediatra. Com certeza vocês serão muito melhor orientadas e poderão tirar todas as dúvidas!!Fica a dica!!

Bjss e até o próximo post!!

Ju, Marcelo e Princesa Giovanna

2 comentários:

  1. Nossa ameeeei o post!Foi a coisa mais simples, direta e eficaz que li sobre isso.Estava a ponto de colocar pó de café no bico pra ajudar meu gulosinho a largar o peito. Valeu muito!
    Beijos Cacau Breno

    ResponderExcluir
  2. Concordo 100%!Também gostei da postagem, texto simples e direto. Eu também estou nesse momento, mto dificil.
    Ajuda saber que tem gente passando pelo mesmo.
    Gostei mto do blog, parabéns!
    Lúcia Palma

    ResponderExcluir