terça-feira, 21 de junho de 2011

Grávida pode???parte 1

Quando a gente fica grávida muitas são as dúvidas sobre o que se pode e o que não se pode/deve ingerir na gravidez.
Abaixo seguem algumas das coisas "proibidas"para as gravidinhas ou pelo menos que devem ser ingeridas com parcimônia e bom senso!!
PS: Vale lembrar que cada médico tem a sua conduta e vai orientar suas pacientes para a alimentação que considera mais segura, ok? Portanto se está grávida consulte sempre seu médico! 



ÁLCOOL
Sinto falta de tomar minhas tacinhas de vinho...
Até agora só tomei uma vez ( meia taça), isto porque era Dia dos Namorados!! rsrssrs
Vale lembrar que o álcool não deve ser ingerido em demasia nem tampouco rotineiramente pelas grávidas nem lactantes pois tornam o bebê dependente da substância. 
É recomendado até meia taça por semana.
Ah..antes que eu me esqueça: aquela história de que cerveja preta ajuda na produção do leite é lenda, viu?!rsrrsrsrs

CIGARRO
Nem pensar, né?! Parei de fumar no momento em que descobri!! Cortei o maço literalmente pela metade com minha super tesoura, joguei no lixo e nunca mais toquei neste vício horroroso!! Não vou mentir que não senti vontade, em alguns momentos senti (mas com o tempo não podia nem mais com o cheiro)!
Alguns médicos liberam até 5 cigarros por dia, mas eu nem cogitei esta hipótese!!
Eu adorava fumar e já tinha tentado parar algumas vezes antes de engravidar. Mas quando engravidei senti um amor tão grande, tão maior que qualquer outra coisa neste mundo!!!
Acho que todo mamãe deveria pensar assim: meu bebê depende de mim e tudo o que eu consumir ele também vai consumir.  Portanto, criem vergonha na cara e não fumem!! Que sirva de incentivo para outras mamães!! 


PEIXE CRU
Ai que saudade de comer  sashimi, sushi... ainda não comi desde que descobri que estava grávida (mas sem saber que estava comi duas vezes...pelo menos não senti culpa, né?!rsrrs)
Muitas pessoas acham que o peixe cru é proibido para as grávidas pelo risco da toxoplasmose, mas na verdade devemos evitar o excesso por causa do mercúrio em que eles são conservados antes de chegar à nossa mesa. É recomendado até um pires de chá (raso) por semana.

CARNE CRUA
Se você não teve contato com a toxoplasmose antes ( um exame de sangue é necessário para verificar), tem que ter muito cuidado. Como eu não tive contato, tenho que me privar de comer a minha carne"mugindo"que eu tanto amo. Também deve se evitar o carpaccio, o presunto cru (ou de parma) e também o kibe cru.

QUEIJOS COM MOFO
Brie, Camembert, Gorgonzola...ou seja, queijos com mofo também não são bem vindo para as grávidas.
É uma pena porque podem conter uma bactéria que causa a listeriose,  que pode prejudicar o bebê.

CAFEÍNA
Quem tem o hábito de tomar várias xícaras de café por dia vai sofrer um pouquinho!! O limite é uma xícara por dia, pois a cafeína aumenta o ritmo cardíaco e o metabolismo e consequentemente afeta o bebê. Além disso, alimentos ricos em cafeína (café, chá, refrigerantes à base de cola, chocolates e até alguns medicamentos...) dificultam a capacidade do corpo absorver o ferro, por este motivo devem ser evitados 30 minutos antes e depois das refeições.

PEIXES E FRUTOS DO MAR
As gestantes devem evitar peixes como o cação, peixe espada, garoupa e marlin devido ao alto índice de mercúrio presentes em sua carne.
Também deve-se evitar o consumo de ostras e mariscos crus , que podem causar intoxicação alimentar.
Os demais frutos do mar podem ser consumidos, mas sempre bem cozidos e com certa parcimônia (estes alimentos tem uma substância que pode causar irritação nas paredes do intestino se consumidos em excesso) para nós gravidinhas. Ainda bem que não me proibiram de comer meus camarões, ufa!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário