terça-feira, 1 de outubro de 2013

Viajando de avião com os pequenos-Dicas básicas

Giovanna com 4 meses, durante sua primeira viagem
de avião
Oi Gente,
Quem nos conhece sabe que eu e o Marcelo amamos viajar e é claro que desde cedo estamos ensinando a nossa Princesinha o que tem de melhor nesta vida!!hehehe
E certamente iremos compartilhar com vocês as nossas experiências pelo Brasil e pelo mundo afora, né?!
Então hoje eu vou contar sobre as primeiras viagens de avião da nossa Princesinha, com até seis meses de vida.
A primeira viagem de avião da Giovanna foi aos 4 meses, viajamos de Floripa para São Paulo. 
Na ocasião viemos para o nascimento da minha querida sobrinha Luísa. A segunda vigem que fizemos com a Giovanna (que estava com 5 meses; ou seja; menos de um mês de diferença da primeira viagem) foi para passar o Dia das Mães em família. A terceira viagem foi apenas um mês depois; ou seja; ela tinha 6 meses de vida e novamente foi de Florianópolis para São Paulo.
A duração do voo é de aproximadamente uma hora, mas mesmo para viagens curtas como estas é preciso estar prevenido para possíveis atrasos que podem ocorrer... E cá entre nós, quando estamos com bebês, "imprevistos" quase sempre acontecem e se não estamos preparados para tal, tudo pode ficar um caos!! É por isto que eu digo, uma mãe prevenida vale por mil!!rsrsr
Aqui com 5 meses, no aeroporto
vestida de alce, coisa mais fofa!!
Mas falando sério, é preciso ficar atento porque não devemos calcular somente o tempo de voo, é preciso pensar também no tempo de espera na sala de embarque, no tempo de espera para fazer o check in (mesmo que utilize do benefício do atendimento preferencial) , tempo para pegar as malas...e sem contar no tempo do aeroporto até o destino final.
Bom, então vamos à uma listinha básica pra não deixar faltar os ítens que considero os mais importantes para a bagagem de mão:  
-uma mantinha ou cobertor fininho 
-pelo menos uma troca completa de roupa
-um casaquinho
-fraldas, pomada de assaduras e lenços umidecidos
-mamadeira, leite em pó...
-chupeta
-papinha de potinho, fruta ou lanchinho (conforme a necessidade)
-um tylenol, novalgina ou qualquer outro de sua preferência.
-e por último, mas não menos importante: atrativos para os pequenos. Pode ser um brinquedinho novo, um dvd portátil...enfim, algo para ser usado num momento de impaciência dos pequenos.

A Giovanna mama no peito e por este motivo não precisei me preocupar com mamadeira e afins. Levei uma chupeta por puro receio dela não querer mamar durante a decolagem e pouso (mas como ela nunca havia sequer visto uma chupeta, não teve a menor ideia para que servia!!rsrs).
Para evitar possíveis desconfortos devido à mudança de altitude e pressão durante o voo, é super importante que a criança exercite os músculos responsáveis pela sucção, mastigação e deglutição, portanto amamentar, dar algum alimento, mamadeira e até chupeta são de vital importância durante a decolagem e pouso. E isto não é só para bebês não, até cerca de 6 anos a criança tem maior dificuldade de equalizar a pressão externa com a pressão interior do ouvido.

Com 6 meses, rumo à  terceira
viagem de avião
*Mesmo com a liberação do médico, não é recomendado viajar com crianças menores de 3 meses de vida,
isto se deve pelo fato do sistema imunológico ainda não estar insuficientemente maduro. Vale lembrar que estará em ambiente fechado, sem ventilação e com aglomeração de pessoas. Podendo evitar é melhor, né?!
*Pouca gente sabe que pode solicitar alimentação especial para seu pequeno durante o voo. Para isto, deverá ligar para o 0800 da Cia aérea 48 horas antes do voo e deve pedir o que deseja, acredito que sempre são as papinhas de potinho, possivelmente poderá escolher entre doce e salgada. Mas fica uma ressalva, já aconteceu de chegarmos no avião e não haver papinha nenhuma e os funcionários sequer tinham recebido a informação da minha solicitação. Portanto minha dica é levar um potinho de papinha, o máximo que vai acontecer é o pote ficar retido na esteira. Mas comigo, até hoje não aconteceu. É melhor prevenir, já pensou que judieira se seu filho ficar sem comer??
Ah...quase esqueci...o carrinho de bebê a gente despacha na porta da aeronave (no momento do embarque) e normalmente você pode optar por recebê-lo na saída do avião ou na esteira junto com as malas.

Em breve vou contando mais experiências de viagens e passarei mais dicas, inclusive para viagens internacionais. Então, continuem espiando, combinado?!

Bom, espero ter ajudado, se tiverem qualquer dúvida é só perguntar, ok?!
Bjos e até o próximo post!!

Ju, Marcelo e Princesinha Gigi!!

Um comentário:

  1. Valeu pelas dicas, me ajudou muito.Viajo em 3 dias com meu filho de 4 meses.Vou pedir a papinha no voo e tambem levar a minha.Tks!!!!
    Parabéns pelo blog.
    Alê Veiga

    ResponderExcluir